Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10823
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Júlia-
dc.date.accessioned2024-12-11T15:47:19Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.issued2024-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10823-
dc.description.abstractO presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPráticas da cultura escritapt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectTécnicas de Freinetpt_BR
dc.titleAS VIVÊNCIAS DO PIBID E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, REGINA-
dc.contributor.advisor1ID54307830130pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6284275543259563pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Rozemeiry-
dc.contributor.referee1Latteslattespt_BR
dc.contributor.referee2Bispo, Silvana-
dc.creator.Latteslattespt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. MERCOLINO, Suzana. Temas das Brincadeiras de Papéis na Educação Infantil. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2015. MELLO, Suely Amaral. Ensinar e Aprender a Linguagem Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural. PSICOLOGIA POLÍTICA. VOL. 10. Nº 20. PP. 329-343. JUL. – dez. 2010 PRADO, Guilherme V. T; PROENÇA, Heloísa Helena D. M; MUNHOZ, Lucianna M.M; GHIDOTTI, Vaniza. Freinet na pedagogia, pedagogia com freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos. Itapetininga, v. 4, n.4, p. 158-177, out. /dez, 2019 SOUZA. Regina A. M; MELLO, Suely Amaral. Teoria Histórico-cultural na educação infantil: conversando com professores e professoras. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 2 ed. Lisboa: Estampa, 1975. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1996. & SALENGROS,pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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