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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Costa, Júlia | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T15:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11 | - |
dc.date.issued | 2024-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10823 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Práticas da cultura escrita | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de Freinet | pt_BR |
dc.title | AS VIVÊNCIAS DO PIBID E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, REGINA | - |
dc.contributor.advisor1ID | 54307830130 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6284275543259563 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Rozemeiry | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bispo, Silvana | - |
dc.creator.Lattes | lattes | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CPTL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. MERCOLINO, Suzana. Temas das Brincadeiras de Papéis na Educação Infantil. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2015. MELLO, Suely Amaral. Ensinar e Aprender a Linguagem Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural. PSICOLOGIA POLÍTICA. VOL. 10. Nº 20. PP. 329-343. JUL. – dez. 2010 PRADO, Guilherme V. T; PROENÇA, Heloísa Helena D. M; MUNHOZ, Lucianna M.M; GHIDOTTI, Vaniza. Freinet na pedagogia, pedagogia com freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos. Itapetininga, v. 4, n.4, p. 158-177, out. /dez, 2019 SOUZA. Regina A. M; MELLO, Suely Amaral. Teoria Histórico-cultural na educação infantil: conversando com professores e professoras. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 2 ed. Lisboa: Estampa, 1975. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1996. & SALENGROS, | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relato de Experiência - Júlia Antunes.pdf | 460,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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