Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10819
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cartas como Instrumento de Aprendizagem |
Autor(es): | KELLY ANNE FONSECA DE ALMEIDA |
Primeiro orientador: | REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas e apropriadas por mim, pelas crianças e por toda a equipe envolvida nas atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, com a temática: gênero textual cartas/correspondências, na perspectiva de uma aprendizagem viva e significativa, voltada para a apropriação da escrita e da leitura. A experiência foi desenvolvida com crianças de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Três Lagoas, MS. Como referencial teórico, baseei-me nas concepções pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1960) e Paulo Freire (1921-1997), que valorizam práticas pedagógicas contextualizadas e significativas, fomentando o engajamento dos estudantes. Os resultados observados foram significativos: as crianças demonstraram interesse e uma apropriação do conhecimento estudado, no processo de aprender e de ensinar a escrever e ler. O entusiasmo em realizar as atividades e a imaginação de para onde suas cartas seriam enviadas, motivaram as crianças a se dedicarem ao máximo, buscando escrever de maneira formal e estruturada. Concluo que o trabalho com o gênero textual carta/correspondência teve um impacto expressivo no processo de aprendizagem, despertando nas crianças um interesse ainda mais efetivo pela leitura e escrita. Essa abordagem não apenas desenvolveu competências linguísticas, mas também fomentou o engajamento, a criatividade e a percepção do uso social da escrita, consolidando a aprendizagem de forma prática e significativa. |
Abstract: | This article aims to present the experiences lived and appropriated by me, by the children and by the entire team involved in the activities carried out during the discipline of Supervised Internship III, of the Pedagogy course, at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus, with the theme: textual genre letters/correspondence, in the perspective of a living and meaningful learning, focused on the appropriation of writing and reading. The experience was developed with children from a second-year elementary school class of a municipal public school in the city of Três Lagoas, MS. As a theoretical framework, I was based on the pedagogical conceptions of Célestin Freinet (1896-1960) and Paulo Freire (1921-1997), which value contextualized and meaningful pedagogical practices, fostering student engagement. The results observed were significant: the children showed interest and an appropriation of the knowledge studied in the process. |
Palavras-chave: | Gênero textual cartas/correspondência Aprendizagem significativa Leitura e Escrita. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10819 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21321.pdf | 505,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.