Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | JÚLIA ANTUNES DA COSTA | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T15:13:13Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T15:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10818 | - |
dc.description.abstract | THE EXPERIENCES OF PIBID AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE LITERACY PROCESS: EXPERIENCE REPORTTHE EXPERIENCES OF PIBID AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE LITERACY PROCESS: EXPERIENCE REPORT | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | - |
dc.subject | Práticas da cultura escrita | - |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
dc.subject | técnicas de Freinet | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | AS VIVÊNCIAS DO PIBID E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiência sobre as vivências realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Três Lagoas. O objetivo geral foi de analisar e relatar as experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, destacando as atividades relacionadas ao desenvolvimento das práticas de cultura escrita em crianças do 1º ano do ensino fundamental, com base nas primeiras leituras e estudos da teoria histórico-cultural, nas técnicas de Freinet e nos instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Foram realizados trabalhos colaborativos junto ao professor alfabetizador, totalizando 32 horas mensais durante um período de 18 meses, englobando observação, participação, planejamento e desenvolvimento da docência. Realizamos intervenções para trabalhar com as crianças as práticas da cultura escrita, que foram desenvolvidas durante todos os encontros em sala de aula, utilizando estratégias participativas diretas das crianças, associadas a diversos recursos didáticos. A experiência permitiu conhecer as especificidades das crianças e planejar orientações compreensíveis e significativas para elas. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
21324.pdf | 497,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.