Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAMIRYS FERREIRA DE SANTANA-
dc.date.accessioned2024-12-11T13:04:29Z-
dc.date.available2024-12-11T13:04:29Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10813-
dc.description.abstractThe article presents an analysis of career and remuneration policies for teachers in the state public basic education network in Mato Grosso do Sul, from 2014 to 2023, in a context of political and ideological transformations in Brazil. The study was carried out through a survey on the CAPES Journal Portal and brought together three dissertations. The results highlight the influence of national legal frameworks in valuing teachers in terms of career and remuneration; the importance of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals as an essential funding mechanism for basic education and the importance of the tensions generated by the teaching category through union association. The study highlights the complexity and challenges associated with valuing teachers, considering the political, legal and social variables that influence educational policies in the state.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarreira-
dc.subjectRemuneração docente-
dc.subjectValorização-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleUMA APROXIMAÇÃO À POLÍTICA DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALESSANDRA BERTASI NASCIMENTO-
dc.description.resumoO artigo apresenta uma análise das políticas de carreira e remuneração de docentes da rede pública estadual de educação básica em Mato Grosso do Sul, no período de 2014 a 2023, em um contexto de transformações políticas e ideológicas no Brasil. Realizado por meio de levantamento no Portal de Periódico da CAPES, reuniu três dissertações. Os resultados destacam a influência de marcos legais nacionais na valorização de docentes no âmbito da carreira e remuneração; a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos/as Profissionais da Educação como mecanismo de financiamento essencial para a educação básica e a importância dos tensionamentos gerados pela categoria docente por meio da associação sindical. O estudo evidencia a complexidade e os desafios associados à valorização de docentes, considerando as variáveis políticas, legais e sociais que influenciam as políticas educacionais no estado.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1316.pdf208,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.