Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJULIANA RIBAS-
dc.date.accessioned2024-12-10T17:05:06Z-
dc.date.available2024-12-10T17:05:06Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10744-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates lesson planning in art education, emphasizing creative processes in visual arts classes. Drawing on experiences from the Pedagogical Residency program and academic studies, it highlights the importance of fostering students' creativity and aesthetic education, not through a predefined curriculum, but by integrating artistic experiences. The research employs a qualitative methodology, including interviews with visual arts teachers to understand how their creative repertoires are constructed during the planning process. It underscores that planning creatively does not mean reinventing everything but bringing authenticity and dynamism to the classes while respecting educational objectives. The study is grounded in the works of authors such as Lev Vygotsky (1991, 1999, 2001, 2009), Vera Lúcia Penzo Fernandes (2016), and Maria Heloísa Ferraz and Maria Felisminda Fusari (2010).-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento-
dc.subjectProcesso Criativo-
dc.subjectEducação Estética-
dc.subjectArtes Visuais-
dc.subjectVigotski.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleO PROCESSO CRIATIVO NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE ARTES VISUAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VERA LUCIA PENZO FERNANDES-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga o planejamento no ensino de artes, destacando os processos criativos em aulas de artes visuais. A partir da vivência na Residência Pedagógica e da experiência acadêmica, percebe-se a importância de estimular a criatividade e a educação estética dos alunos, não por meio de um currículo pré-definido, mas com a inclusão da experiência artística. A pesquisa tem como base a metodologia qualitativa, com entrevistas realizadas com professores de artes visuais para entender como seus repertórios criativos são construídos no planejamento. Destaca-se que planejar criativamente não significa reinventar tudo, mas trazer autenticidade e dinamicidade às aulas, respeitando os objetivos educacionais. A pesquisa foi embasada em estudos de autores como Lev Vigotski (1991, 1999, 2001, 2009), Vera Lúcia Penzo Fernandes (2016), Maria Heloísa Ferraz e Maria Felisminda Fusari (2010).pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21209.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.