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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inventário de emissões antropogênicas em Campo Grande: fontes veiculares
Autor(es): GUILHERME SOUZA COSTA
Primeiro orientador: VINICIUS BUSCIOLI CAPISTRANO
Resumo: Nas áreas metropolitanas, as emissões veiculares destacam-se como a principal fonte de poluição do ar, e Campo Grande (MS) está entre as cidades brasileiras com maior frota de veículos, registrando um crescimento acentuado ao longo dos últimos 15 anos. Essa crescente frota circulante na cidade tem um impacto direto nas emissões de poluentes atmosféricos, contribuindo significativamente para a poluição do ar. Nessa perspectiva, este projeto visou desenvolver um inventário de emissões veiculares para Campo Grande, uma vez que a partir dele, pode-se estimar as emissões locais, identificando os principais poluentes e possibilitando a orientação de medidas potenciais de redução. A metodologia empregada segue o enfoque bottom-up, levando em consideração dados sobre a caracterização da frota de veículos, fatores de emissão, intensidade média de uso dos veículos e a espacialização das emissões. O inventário abrange a estimativa de 28 tipos de poluentes atmosféricos, com destaque para o monóxido de carbono (CO) como a principal espécie emitida. Além disso, a análise da distribuição horária das emissões revelou dois picos durante os horários de maior fluxo de tráfego. Essa abordagem permite uma visão abrangente, espacial e temporal das emissões veiculares, facilitando a integração com modelos de qualidade do ar e fornecendo às autoridades locais uma base sólida para a implementação de estratégias eficazes de controle de emissões veiculares. Dessa forma, será possível mitigar os impactos das emissões na qualidade do ar, na saúde pública e no clima local, contribuindo para um ambiente mais sustentável em Campo Grande.
Abstract: In metropolitan areas, vehicle emissions stand out as the main source of air pollution, and Campo Grande (MS) is among the Brazilian cities with the largest vehicle fleets, showing a sharp increase over the past 15 years. This growing fleet in the city has a direct impact on atmospheric pollutant emissions, significantly contributing to air pollution. In this context, this project aimed to develop a vehicle emissions inventory for Campo Grande, as it allows for the estimation of local emissions, identifying the main pollutants and enabling the implementation of potential reduction measures. The methodology employed follows a bottom-up approach, taking into account data on vehicle fleet characteristics, emission factors, average vehicle use intensity, and spatial distribution of emissions. The inventory includes the estimation of 28 types of atmospheric pollutants, with carbon monoxide (CO) being the main species emitted. Additionally, the analysis of hourly emission distribution revealed two peaks during the times of highest traffic flow. This approach provides a comprehensive, spatial, and temporal view of vehicle emissions, facilitating integration with air quality models and providing local authorities with a solid foundation for implementing effective vehicle emissions control strategies. In this way, it will be possible to mitigate the impacts of emissions on air quality, public health, and the local climate, contributing to a more sustainable environment in Campo Grande.
Palavras-chave: mudanças climáticas
emissões antropogênicas
poluição atmosférica
qualidade do ar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10637
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Engenharia Física - Bacharelado (INFI)

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