Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVITORIA APARECIDA MENDES-
dc.date.accessioned2024-12-09T16:15:57Z-
dc.date.available2024-12-09T16:15:57Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10609-
dc.description.abstractEarly childhood education is the first stage of basic education and caters for Integral Education and children from 4 months to 5 years old. With this in mind, the question arises: how does work with babies in Early Childhood Education need to take place? With this in mind, the general objective of the research that resulted in this text consists of: identifying the specificities of pedagogical work with babies in Early Childhood Education, and the specific objectives consist of: relating care and education in Early Childhood Education for babies, identifying the role of the teacher with babies in Early Childhood Education and understanding the organization of spaces, times and materials for babies in early childhood education. To do this, bibliographic research was carried out, consulting the Scientific Electronic Library Online (Scielo), the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Institutional Repository of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The databases are available online and the following descriptors were used: “Babies and Early Childhood Education”. Texts published between 2018 and 2023 were selected, the year in which the National Common Curriculum Base (BNCC) was approved and the year before the research was carried out. The selected texts were analyzed based on Bardin's content analysis, distinguishing the proposed theme. We found that pedagogical work with babies in Early Childhood Education involves caring for them with actions that meet their needs.Keywords: early childhood education; Integral Education; Pedagogical work with babies.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectEducação Integral-
dc.subjectTrabalho pedagógico com bebês.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleEspecificidade do trabalho pedagógico com os bebês na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO-
dc.description.resumoA Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e atende bebês e crianças dos 4 meses aos 5 anos de idade. A partir dessa constatação, problematiza-se: como precisa ocorrer o trabalho com os bebês na Educação Infantil? Com isso, o objetivo geral dos resultados da pesquisa que resultou neste texto, consiste em: identificar especificidades do trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, e os objetivos específicos consistem em: relacionar cuidar e educar na Educação Infantil para os bebês, identificar o papel do professor com os bebês na Educação Infantil e compreender a organização dos espaços, tempos e materiais para os bebês na Educação Infantil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, consultando a biblioteca Scientific Electronic Library Online (Scielo), o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes) e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As bases estão disponíveis on-line e para isso foram utilizados os seguintes descritores: “Bebês e Educação Infantil”. Foram selecionados os textos publicados de 2018 a 2023, ano em que foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ano anterior ao desenvolvimento da pesquisa. Os textos selecionados foram analisados embasados na análise de conteúdo de Bardin. Constatando que o trabalho pedagógico com os bebês na Educação Infantil, envolve o cuidar com ações que atendem às necessidades físicas e emocionais, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de uma Educação Integral. O papel do professor é fundamental para criar vínculos afetivos, promover a segurança e possibilitar o aprendizado. Os espaços, tempos e materiais devem ser cuidadosamente planejados para oferecer oportunidades de exploração sensorial e de interação, respeitando o ritmo individual dos bebês, além de promover um ambiente acolhedor e enriquecedor.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12499.pdf382,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.