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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJOÃO DEIVID FERNANDES SERRATTI-
dc.date.accessioned2024-12-06T22:01:01Z-
dc.date.available2024-12-06T22:01:01Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10499-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the mathematical knowledge used by Paraguayan loggers in timber cubicing activities between the 1980s and 2000s. It is based on Ubiratan D’Ambrosio’s studies on Ethnomathematics, which allows us to explore mathematical practices developed in specific cultural contexts that are distinct from those taught in formal educational settings. Using a qualitative approach, the research used semi-structured interviews with the loggers, seeking to identify the methods and algorithms used to calculate timber cubicing. The results show three different methods that the loggers used to calculate timber cubicing, which have geometric foundations and highlight the importance of mathematical knowledge for efficiency in the work. The research also relates this knowledge to school curricular content, fostering an integration between the teaching of Mathematics and non-academic knowledge, in addition to contributing to discussions on the role of Ethnomathematics in Mathematics Education and in the school curriculum.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemática. Cubicagem. Educação Matemática. Madeireiros Paraguaios.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleEtnomatemática- a matemática da cubicagem realizada por madereiros paraguaios durante os anos 1980 a 2000.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ADAMO DUARTE DE OLIVEIRA-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos empregados por madeireiros paraguaios em atividades de cubicagem de madeira entre as décadas de 1980 e 2000. Fundamenta-se nos estudos de Ubiratan D’Ambrosio sobre Etnomatemática, que permite explorar práticas Matemáticas desenvolvidas em contextos culturais específicos e distintos dos ensinados em espaços formais de educação. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas realizadas com os madeireiros, buscando identificar os métodos e algoritmos próprios empregados no cálculo da cubicagem da madeira. Os resultados mostram três diferentes métodos que os madeireiros utilizavam para realizar a cubicagem de madeira, possuem fundamentos geométricos e evidenciam a importância do conhecimento matemático para a eficácia no trabalho. A pesquisa também relaciona esses saberes a conteúdos curriculares escolares, fomentando uma integração entre o ensino de Matemática aos conhecimentos não acadêmicos, além de contribuir para discussões sobre o papel da Etnomatemática na Educação Matemática e no currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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