Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGO AMARO DE SOUZA CORREIA-
dc.creatorFABYANA FIGUEIREDO ESPINDOLA-
dc.date.accessioned2024-12-06T12:57:36Z-
dc.date.available2024-12-06T12:57:36Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10436-
dc.description.abstractAbstract: This work aims to analyze scientific productions in the area educational considerations about learning oral and written language in Early Childhood Education (preschool), based on historical-cultural theory. To this end, through bibliographical research, articles and book chapters were selected that dealt with the learning and development of speaking and writing in Early Childhood Education. From readings and analyzes of the data, we found that the historical-cultural theory contributes to the understanding that learning written and oral language in Early Childhood Education (pre-school) is a process that depends on enriching social interactions, mediation of educator and the insertion of the child in social language practices that value both the oral as well as written and promote learning and development of skills predictors of literacy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidade-
dc.subjectEscrita-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO-
dc.description.resumoResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar nas produções científicas da área educacional considerações sobre a aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita na Educação Infantil (pré-escola), a partir da teoria histórico-cultural. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica foram selecionados artigos e capítulos de livros que tratavam sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da oralidade e da escrita na Educação Infantil. A partir das leituras e análises dos dados, constatamos que a teoria histórico-cultural contribui para a compreensão de que a aprendizagem da linguagem escrita e oral na Educação Infantil (pré escola) é um processo que depende de interações sociais enriquecedoras, da mediação do educador e da inserção da criança em práticas sociais de linguagens que valorizem tanto a oralidade quanto a escrita e promovam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades preditoras da alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11925.pdf339,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.