Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10313
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento de um brinquedo apoio de baixo custo para o ensino de lógica de programação a crianças |
Autor(es): | BRUNA CRISTHINE AMARILHA TELES MUNIR SOUZA DOS SANTOS |
Primeiro orientador: | LUCIANA MONTERA CHEUNG |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Brumu, um kit educativo desenvolvido para promover o Pensamento Computacional (PC) em crianças de 3 a 9 anos. Inspirado no robô educativo Cubetto, mas com um custo significativamente menor, o Brumu combina um aplicativo móvel e um robô construído com componentes amplamente disponíveis. A solução visa democratizar o acesso à robótica educacional, alinhando-se aos princípios traçados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância do PC na educação básica. O aplicativo, desenvolvido com o MIT App Inventor, é fácil de usar e permite que as crianças programem o robô arrastando e soltando comandos na tela. O robô controlado por bluetooth foi construído com um Arduino UNO e outros componentes mais baratos e fáceis de montar. O Brumu oferece uma experiência prática e divertida que ajuda as crianças a aprender programação enquanto desenvolvem criatividade, raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas. Através deste projeto, o Brumu foi desenvolvido com sucesso a um custo aproximadamente 91,76% menor que o Cubetto, acompanhado de um manual detalhado de montagem e uso. Este kit representa uma alternativa escalável e acessível para instituições de ensino, abrindo caminho para uma adoção mais ampla da robótica na educação infantil. Os trabalhos futuros incluem a extensão da plataforma com mapas de assuntos específicos, planos de aula e testes de usabilidade para melhorar ainda mais a sua aplicação em diversos contextos educacionais. |
Abstract: | This work presents the development of Brumu, an educational kit designed to promote Computational Thinking (CT) in children aged 3 to 9. Inspired by the Cubetto educational robot, but with a significantly lower cost, Brumu combines a mobile application and a robot built with widely available components. The solution aims to democratize access to educational robotics, aligning with the principles outlined in Brazil's National Common Curricular Base (BNCC), which emphasizes the importance of CT in basic education. The app, built with MIT App Inventor, is easy to use and allows kids to program the robot by dragging and dropping commands onto the screen. The bluetooth-controlled robot was built with an Arduino UNO and other components that are cheaper and easier to assemble. Brumu offers a hands-on, fun experience that helps kids learn programming while developing creativity, logical reasoning, and problem-solving skills. Through this project, Brumu was successfully developed at approximately 91.76% lower cost than Cubetto, accompanied by a detailed manual for assembly and use. This kit represents a scalable and accessible alternative for educational institutions, paving the way for broader adoption of robotics in early education. Future work includes extending the platform with subject-specific maps, lesson plans and usability testing to further enhance its application in diverse educational contexts. |
Palavras-chave: | Pensamento Computacional Robótica Educacional Arduino UNO MIT App Inventor |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10313 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Sistemas de Informação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
13576.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.