Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEDRO HENRIQUE CONTE DE ARAUJO | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T14:40:43Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T14:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044 | - |
dc.description.abstract | This study explores the interdisciplinary relationship of Computing with other areas of the National Common Curricular Base (BNCC), which defines essential learning objectives for K-12 Education. Through a systematic literature review, various tools, strategies, and methodologies involving Arduino and Micro:bit boards applied in the K-12 were analyzed. It was observed that, although there is a support ecosystem for these technologies, most proposals are concentrated in the areas of Mathematics and Natural Sciences. In addition to the scarcity of applications in other fields, there is a demand for educational materials and teacher training. These actions can contribute to the use of these technologies in the teaching of Languages and Humanities. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | - |
dc.subject | Arduino | - |
dc.subject | Micro:bit | - |
dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.title | Uso de Arduino e Micro:bit para apoiar a Educação Básica: uma Revisão Sistemática da Literatura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR | - |
dc.description.resumo | Este trabalho explora a relação interdisciplinar da Computação com as demais áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais para a Educação Básica (EB). A partir de uma revisão sistemática da literatura, foram analisadas ferramentas, estratégias e metodologias que consideram as placas Arduino e Micro:bit, aplicadas na EB. Observou-se que, embora exista um ecossistema de apoio a essas tecnologias, a maioria das propostas está concentrada nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Além da escassez de aplicações em outras áreas, há uma demanda por materiais didáticos e formação de professores. Essas ações podem contribuir para o uso dessas tecnologias no ensino de Linguagens e Ciências Humanas. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
19254.pdf | 144,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.