Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEDRO HENRIQUE CONTE DE ARAUJO-
dc.date.accessioned2024-11-29T14:40:43Z-
dc.date.available2024-11-29T14:40:43Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10044-
dc.description.abstractThis study explores the interdisciplinary relationship of Computing with other areas of the National Common Curricular Base (BNCC), which defines essential learning objectives for K-12 Education. Through a systematic literature review, various tools, strategies, and methodologies involving Arduino and Micro:bit boards applied in the K-12 were analyzed. It was observed that, although there is a support ecosystem for these technologies, most proposals are concentrated in the areas of Mathematics and Natural Sciences. In addition to the scarcity of applications in other fields, there is a demand for educational materials and teacher training. These actions can contribute to the use of these technologies in the teaching of Languages and Humanities.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Básica-
dc.subjectArduino-
dc.subjectMicro:bit-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleUso de Arduino e Micro:bit para apoiar a Educação Básica: uma Revisão Sistemática da Literaturapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.advisor1AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR-
dc.description.resumoEste trabalho explora a relação interdisciplinar da Computação com as demais áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais para a Educação Básica (EB). A partir de uma revisão sistemática da literatura, foram analisadas ferramentas, estratégias e metodologias que consideram as placas Arduino e Micro:bit, aplicadas na EB. Observou-se que, embora exista um ecossistema de apoio a essas tecnologias, a maioria das propostas está concentrada nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Além da escassez de aplicações em outras áreas, há uma demanda por materiais didáticos e formação de professores. Essas ações podem contribuir para o uso dessas tecnologias no ensino de Linguagens e Ciências Humanas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
19254.pdf144,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.