Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVINICIUS ALEXANDRE SENIS PRADO-
dc.date.accessioned2024-11-28T19:17:49Z-
dc.date.available2024-11-28T19:17:49Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10008-
dc.description.abstractFollowing research in the field of theater education, this article describes the counterpoints between the practice of theater in basic education, supported by the points of view of elementary school teachers. For the methodology of this work, the qualitative-quantitative approach was necessary to combine the bibliographic study of theater with the construction and analysis of an online form for data collection, this instrument had 18 questions that allowed us to build the profile of these subjects and also to study their relationship with theater in childhood education, specifically children's theater. The object studied was theater in early childhood education and how it can be articulated within the school. The theoretical references were based on bibliographical studies and occasional mentions of Internet material: Chirzóstomo and Fontoura dos Santos (2014), Freinet (1974), Japiassu (2001), Marcolino, Barros and Mello (2014), Spolin and Koudela (2007) and finally Vigostki (2018). It was concluded that reality contrasts with theory, where idealization remains far removed from the actual doing of things, and that this can be influenced by various factors. Although it is possible to articulate theater within the school, educators/teachers need a better foundation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro-Educação-
dc.subjectInfância-
dc.subjectConcepções docentes-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleO teatro na Educação da Infância na visão de professoras da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS-
dc.description.resumoEste artigo descreve, após a pesquisa na área do teatro-educação, os contrapontos entre a prática do teatro na educação básica, amparado pelos pontos de vista de professoras do ensino fundamental I. Para a metodologia deste trabalho, a abordagem qualiquantitativa foi necessária para aliar o estudo bibliográfico acerca do teatro junto da construção e analise de um formulário online para coleta de dados, este instrumento, contava com 18 questões que permitiu construir o perfil destes sujeitos e também estudar suas relações com o teatro na educação da infância, sendo especificamente o teatro infantil. O objeto estudado foi o teatro na educação da infância e como o mesmo pode ser articulado dentro da escola. Os referenciais teóricos, se aportaram em estudos bibliográficos e menções pontuais de matérias de internet, entre os referenciais bibliográficos se encontram: Chirzóstomo e Fontoura dos Santos (2014), Freinet (1974), Japiassu (2001), Marcolino, Barros e Mello (2014), Spolin e Koudela (2007) e por fim Vigostki (2018). Concluiu-se que a realidade se contrasta com a teoria, onde a idealização muito se mantém distante do fazer real, e que isso pode ser influenciado por diversos fatores. Apesar de ser possível articular o teatro dentro da escola, é necessário um melhor embasamento por parte dos educadores/professores.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
7601.pdf859,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.