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dc.creatorGaleano, Roberto Domingues-
dc.date.accessioned2011-11-28T16:32:44Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:40Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/902-
dc.description.abstractO importante papel exercido pelo agronegócio, com excepcional desempenho nos últimos anos, bem como a valorização das commodities de origem mineral em recente correção de seu preço no mercado internacional, refletem diretamente no desempenho exportador do Brasil, proporcionando melhoria em sua Balança Comercial. O aumento da demanda global por estes produtos engendra uma preocupação não apenas em relação ao fortalecimento das cadeias produtivas mas, também com a logística e infra-estrutura adequada ao seu escoamento de maneira competitiva. Os municípios de Corumbá e Ladário (no Brasil) e Puerto Quijarro (Bolívia) localizados na região de fronteira conta com um meio facilitador desse processo de escoamento: a hidrovia Paraguai-Paraná, uma via navegável, com 3442 km de extensão, alongando-se de Cáceres, no Mato Grosso, até Nueva Palmira, no Uruguai. Esta hidrovia viabiliza, inclusive para alguns países como a Bolívia e o Paraguai, a única alternativa de saída para o mar. Pequenos portos e terminais foram implantados neste território, pelos governos ou empresas privadas (por concessão), tornando viável o escoamento de soja e seus derivados, açucar e minérios de ferro e manganes produzidos na região. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um estudo sobre o transporte aquaviário de commodities de origem vegetal e mineral com destaque para o desempenho da estrutura portuária, em uma região de fronteira, no período de 2001 à 2005. Focalizamos a localização territorial como fator estratégico na comercialização da produção fronteiriça, voltada para o agronegócio e recursos minerais, bem como a navegação fluvial, como importante modal na matriz de transportes do país.pt_BR
dc.description.abstractThe important role played by agribusiness , with an exceptional performance over the last years, as well as the value of commodities of mineral origin in recent price correction in the international market, directly reflect on Brazilian export performance, bringing a consequent improvement in its Balance of Trade. The increase of global demand for these products engenders concern not only in relation to the strengthening of the supply chains, but also to the logistics and infra-structure adequate to its flow in a competitive way. The cities of Corumba and Ladario (in Brazil) and Puerto Quijarro (in Bolivia), located in a border region, can count on a water way which facilitates the flowing process: the navigable Paraguay/Parana way, 3442 km long, from Caceres (in Mato Grosso state) to Nueva Palmira (in Uruguay). This water way is the only connection with the sea for some countries, such as Bol?via and Paraguay. Small ports and terminals have been implemented in these areas, both by state and private companies, making it possible for some of the products to flow to other regions: soy beans and its by-products, sugar, iron ore and manganese. The main aim of this work was to develop a study on the fluvial transportation of commodities from vegetal and mineral sources with its emphasis on the performance of the port structure in a border region, from 2001 to 2005. In this study we focus on the territorial issue as a key factor for the commerce in the border region, related to agribusiness and mineral resources, as well as fluvial navigation as an important modal in the matrix of transportation in the country.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectFronteiras - aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEconomia Regionalpt_BR
dc.subjectTransporte Hidroviáriopt_BR
dc.titleTransportes de commodities do agronegócio e de minerais na fronteira Brasil-Bolívia: um estudo sobre a estrutura portuária em Corumbá, Ladário e Puerto Quijarropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Tito Carlos Machado de-
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